Blog / Publicações / Artigo

Criação De Sites

Criação De Sites

A criação de sites, ou desenvolvimento de sites é um serviço oferecido por designers, agências e outros profissionais especializados em programar sites. Na verdade, qualquer um pode criar um site, no entanto é preciso ter alguns conhecimentos para desenvolver uma plataforma acessível e responsiva, ao mesmo tempo. Daí vem a importância de contar com o auxílio de um profissional especialista para desenvolver um site pessoal, institucional ou uma loja virtual.

Cada tipo de site precisa ser estruturado para atingir um público-alvo. Isso significa que a equipe de criação de sites precisa levar em conta algumas características para desenvolver a plataforma ideal, como informações sobre o público-alvo, a filosofia da empresa/instituição/profissional e os objetivos com o site, entre outras. Ou seja, a criação de sites está longe de ser algo simples e comum.


Sobretudo, é preciso ter alguns conhecimentos básicos em relação ao Design Gráfico para "diagramar" o site. É preciso saber um pouco sobre a Teoria das Cores, para escolher as cores e os tons adequados ao projeto, assim como é preciso saber a linguagem de programação para tornar o site responsivo. Um site responsivo é um site com interface intuitiva e que proporciona uma boa experiência de navegação ao usuário.


Talvez um dos primeiros passos seja desenvolver o layout (espécie de esboço) do site que você pretende ter. Feito isso, você pode conversar com a equipe de desenvolvedores e mostrar como você deseja que a plataforma seja construída. Um site, seja ele institucional, empresarial, pessoal ou em formato de loja virtual, precisa responder às principais dúvidas do usuário. Por isso mesmo, há o padrão de informações que inclui:

- Quem somos (para explicar o que é a empresa, ou quem é o blogueiro, por exemplo)
- Produtos / Serviços (para mostrar os produtos/serviços que a sua empresa oferece)
- Contato (SAC, endereço de e-mail e/ou número de telefone)


Essas são apenas algumas informações sobre como arriscar na criação de sites. De forma geral, é preciso ter muitos conhecimentos na área para desenvolver uma plataforma realmente acessível e agradável para os usuários e clientes. O ideal é contar com um especialista no assunto para te ajudar nessa!